Certamente já ouviu alguém falar sobre o ácido hialurónico, tão falado nos media atualmente. Este ácido hialurónico tão aclamado é uma estrutura orgânica que encontramos naturalmente em toda a extensão da pele. Apesar de ter o nome de ácido, é uma molécula altamente hidratante que se encontra em torno do colagénio, o qual tem o potencial de "segurar" essas moléculas de água à volta da sua própria estrutura. O ácido hialurónico está presente em vários dos nossos tecidos, mas aqui vamos aprofundar mais a sua presença na pele, onde tem a importante função de hidratá-la de dentro para fora e, com a sua ação preenchedora, deixar a pele mais lisa, com menos flacidez e com sinais de envelhecimento menos aparentes.
Mas como podemos repor este ativo tão potente?
Com o passar dos anos, a nossa produção natural de ácido hialurónico vai sendo gradualmente diminuída, ao passo que a perda se torna mais rápida. É importante notar que o ácido hialurónico não pode ser obtido através da alimentação. A sua obtenção dá-se através do uso de dermocosméticos desenvolvidos para uma melhor penetração desta estrutura molecular na nossa pele. Precisamos então falar sobre o peso molecular do ácido hialurónico. O seu funcionamento é o seguinte: quanto menor o peso molecular do ácido, maior é a sua capacidade de penetração na pele e maior é o preenchimento. Já, quanto maior o peso molecular do ácido, menor é a sua capacidade de penetração e hidratação.
E como é que ele entra na nossa pele?
Para que haja essa maior penetração e consequente hidratação e preenchimento da pele, é necessário que o ácido hialurónico seja envolvido por permeadores com o peso molecular menor necessário. Estes permeadores são os silanóis, que podem colocar até 10% de ácido hialurónico dentro da nossa pele, entregando-o a nível dérmico e deixando a pele com uma aparência mais saudável. É também importante referir que, para o ácido hialurónico se manter na nossa pele, é necessário que a estrutura do nosso colagénio esteja bem organizada, para que ele possa aderir ao ácido e segurá-lo na nossa pele. Por isso, é necessária a manutenção de uma dieta mais proteica e rica em colagénio no nosso dia a dia. Aliás, quanto mais ácido hialurónico recebemos através da pele, mais estimulamos o nosso organismo a produzi-lo. Portanto, o uso do ácido hialurónico através de dermocosméticos é fundamental para a manutenção de uma pele saudável e sempre bonita.
Dica de Produto: Be Hialuronic - Hidrata e protege o colagénio. A hidratação na pele é imediata e de longa duração.
Todos estes produtos da Be Belle podem ser associados, pois têm uma base biocompatível com a pele, de forma a que um não atrapalha a absorção e permeação do outro.
Agora que sabe sobre o grande poder do ácido hialurónico em dermocosméticos, é só começar a usar produtos com esta poderosa molécula na sua rotina de beleza.
Siga o nosso Instagram para ficar a par de mais conteúdos como este!